sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Já parou para ouvir seu filho hoje?

“O mundo é um lugar muito injusto para eu colocar alguém aqui”

Mas e quando essa injustiça parte de casa? De pessoas que supostamente deveriam dar exemplo e amor para seus filhos?
Pessoas irresponsáveis, que não têm capacidade nem de cuidar de si, fazendo filhos e os deixando por ai como se não fossem nada, jogando no lixo bebês recém-nascidos, maltratando e culpando as crianças pela sua vida medíocre, como se elas tivessem pedido para nascer.
Me pergunto o que passa na mente de uma pessoa para maltratar crianças, ainda mais seus próprios filhos.
“Gente” que abusa não só sexualmente, muito se fala de abuso sexual, mas as vezes esquecem do abuso físico e mental que muitas crianças sofrem, muitas vezes se tornando agressores no futuro.
Ouvir palavras de ódio, de quem deveria te dar amor, apanhar sem motivos de quem deveria cuidar das suas feridas... Muitas vezes isso é ignorado pelas pessoas, normalmente olham e dizem “ah, é o pai/ a mãe, está educando a criança”, mas se a pessoa trata a criança com palavrões e agressões físicas em público, imagina o que não deve fazer quando não tem ninguém por perto?
O ódio que essa criança deve nutrir dentro de si, os medos, e a falta de confiança que ela vai criar com as pessoas são coisas que só quem passa por isso sabe como são.
E também fico me perguntando quando vejo certas notícias de filhos matando ou tentando matar os pais por puro rancor, o que será que acontecia ali? O quanto aquela pessoa teve que suportar até chegar o dia em que perdeu o controle? Claro que não são todos os casos assim, existem pessoas que são ruins mesmo tendo ótimos pais, mas não podemos também generalizar todos como monstros assassinos, as vezes são só pessoas que suportaram demais, e sozinhas. Pessoas que um dia se deixaram dominar pelo sofrimento o qual lhes foi imposto e tiveram uma atitude para tentar dar um basta nisso, para tentar ter paz.
Mas voltando ao que eu estava falando, quem não tem capacidade para cuidar de um filho, deveria simplesmente não fazer filhos a torto e a direito. Se você está lendo esse post, não gosta de crianças e não se previne contra gravidez, eu simplesmente desejo que você morra da forma mais dolorosa possível. E se você está lendo esse post, mas já tem filho(s) e os trata como lixo, tente se por no lugar deles um minuto que seja, e pense no tamanho do vazio que vai deixar em alguém que precisa da sua presença acima de tudo, alguém que você poderia ter como melhor amigo, que te amaria incondicionalmente e que está sempre disposto a aceitar seu carinho, sim agora mesmo, mesmo depois de tantos erros que cometeu, um filho te perdoaria e esqueceria tudo se você mudar realmente!
Ah, educadores... Muitos de nós cometem o erro de condenar uma criança problemática sem antes tentar ouvi-la, sem prestar atenção, acabamos alimentando mais ainda o problema, pelo simples fato de preferir deixar de lado a “laranja podre”.
Não custa nada do seu tempo, ao invés de virar para o aluno e falar “seu marginal” “seu vagabundo” “não vai servir nem para ser gari” (sim, eu vejo muitos colegas fazendo isso com alunos, e eu mesmo, quando era uma criança problemática ouvi diversas vezes coisas daí para pior), ouvir os motivos de tanta revolta e desinteresse, só ouvir, sem julgar, sem menosprezar, pois o que parece algo irrelevante para nós adultos, para uma criança pode ser o fim do mundo. Só ouvir e talvez dizer que ela não precisa ser assim, que pode ser melhor e isso sim chamaria a atenção, pois se em casa esperam o pior delas, elas devem surpreender dando um tapa na cara esfregando seu sucesso na cara de quem duvidou da sua capacidade! (tipo o que eu fiz :D)
Enfim, se conhece alguma criança que precisa de um ombro amigo, que precisa apenas desabafar, gaste 5 minutos do seu tempo com ela, garanto que ela não será a única pessoa que aprenderá algo com isso.
Bem, isso é tudo pessoal! Eu sei eu sei, falei de um monte de coisa diferente mudando de assunto e tal, mas leia outra vez e veja, não mudei de assunto, é o mesmo tema e as diversas faces (que eu vejo) dele.
E você que sofreu/ sofre abusos de qualquer tipo, não desista, não faça o jogo deles, seja forte e cresça na vida, façam eles correrem atrás de você como loucos, desesperados pelo seu perdão!

Até meu próximo texto pessoas :)

Nenhum comentário: